Disco Resenha: Pink Floyd e o seu nono album de estúdio "Wish You Were Here""

  • 13/09/2021
  • 0 Comentário(s)

Disco Resenha: Pink Floyd e o seu nono album de estúdio "Wish You Were Here""

Por: #Ummagumma

Há 46 anos, em 12 de setembro de 1975, o Pink Floyd lançava Wish You Were Here, seu nono álbum de estúdio, cujo conceito trata da ausência física, mental e espiritual, abordando temas como a saudade, a solidão e a cruel indústria musical.


Após o sucesso monstruoso do álbum conceitual Dark Side Of The Moon (1973), a banda se viu perdida por não entender como seriam capazes de superar sua obra-prima, vivendo seu primeiro bloqueio criativo.

As primeiras sessões do que viria a ser Wish You Were Here, nos estúdios Abbey Road de Londres, se constituíram em um processo difícil e árduo, com a banda considerando utilizar-se apenas de objetos domésticos, como colheres e pratos, para a composição do álbum -- proposta que logo foi descartada.

O projeto começou a tomar forma com a ideia de Roger Waters de dividir a peça central do álbum, "Shine On You Crazy Diamond" (com 25 minutos de duração), em duas partes, resultando na maior suite sonora já composta pela banda. A letra da canção é um tributo a Syd Barrett, cuja instabilidade mental o forçou a deixar o grupo em 1968 mas que, durante as sessões de Wish You Were Here, visitou os estúdios Abbey Road enquanto o Pink Floyd gravava e surpreendeu a banda por conta de sua personalidade distante e aparência deteriorada.

Após Waters gravar os vocais de “Shine On”, porém, sua performance em "Have A Cigar" desagradou David Gilmour e Rick Wright, que convidaram o cantor inglês Roy Harper para registrar o vocal da canção – fato que posteriormente gerou arrependimento em Waters. A canção foi lançada como single, tendo “Welcome To The Machine” como lado B.

O maior sucesso de Wish You Were Here, no entanto, foi a faixa-título: uma linda balada sobre a saudade, cantada por Gilmour. A música foi imortalizada em inúmeras interpretações do Pink Floyd e de outros artistas. Tornou-se single somente 20 anos mais tarde, na versão ao vivo do álbum Pulse (1995).

Assim como Dark Side Of The Moon, Wish You Were Here é marcado pelo uso dos sintetizadores, bem como inúmeros efeitos de estúdio, dando o tom profundo que o trabalho ostenta. A capa do álbum, por sua vez, foi criada pelo designer Storm Thorgerson, colaborador assíduo do grupo, que buscou inspiração nas letras do disco para elaborar uma imagem que refletisse o tema da ausência.

O período de gravação também marcou o início da derrocada nos relacionamentos dos membros da banda, principalmente após Roger Waters substituir todo o equipamento do grupo por um novo sem o conhecimento dos demais. Waters e os demais integrantes discordariam de muitas outras coisas a partir de então.

Wish You Were Here foi o segundo álbum conceitual do Pink Floyd e recebeu opiniões mistas na ocasião de seu lançamento, mas foi aclamado pela crítica especializada e pelo público, alcançando a 1ª posição da Billboard -- a mais importante tabela musical dos Estados Unidos -- e também o topo das paradas britânicas, vendendo mais de 13 milhões de cópias no mundo inteiro.

David Gilmour e Richard Wright declararam posteriormente que Wish You Were Here é seu álbum favorito do Pink Floyd.
Confira o álbum na íntegra:

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Flaira Ferro

Revólver

top2
2. Radiola Santa Rosa

Uniao

top3
3. Baiana System

Jah Jah Revolta

top4
4. Rincon Sapiencia

A coisa ta preta

top5
5. Arlete Ramelo

Kichute azul

Anunciantes